today 777 game -A Justiça de Santa Catarina suspendeu a nomeação de Filipe Mello, filho do governador do estado, Jor

Tribunal de Justiça dtoday 777 game -e Santa Catarina afasta nomeação de filho

A Justiça de Santa Catarina suspendeu a nomeação de Filipe Mello,çadeSantaCatarinaafastanomeaçãtoday 777 game - filho do governador do estado, Jorginho Mello (PL), para a Secretaria Estadual da Casa Civil, nesta quinta-feira (4).

Continua após publicidade

O desembargador substituto João Marcos Buch atendeu a uma ação movida pelo PSOL. O magistrado afirmou em sua decisão que "houve em tese violação aos princípios da moralidade e da impessoalidade, resultando em nepotismo".

:: Jorginho Mello descumpre acordo para fechamento de barragem e PM ataca área indígena no centro do debate do marco temporal em SC ::

"Com efeito, não pode o chefe de Poder tratar a máquina pública como coisa privada e transformá-la em entidade familiar, compondo a equipe de governo com membros da sua família", disse João Marcos Buch no texto.

A decisão foi proferida um dia após Jorginho Mello nomear seu filho para a Casa Civil. O anúncio foi feito por meio de uma nota publicada pela comunicação do governo estadual, que afirma que Filipe Mello teria "vasta experiência na gestão pública".

:: SC: Governador Jorginho Mello institui Escola Sem Partido para atender deputada bolsonarista ::

Pouco depois, após repercussão negativa acerca da nomeação, o governo estadual publicou uma segunda nota reiterando a suposta legalidade da indicação. "Não há nenhum impeditivo na nomeação, conforme a súmula 13 do STF e jurisprudências de governos de outros estados. A nomeação do novo secretário da Casa Civil se deve ao seu próprio mérito e à competência comprovada", informou a administração.

A nota cita uma decisão de 2008 do Supremo Tribunal Federal (STF), cujo entendimento é de os cargos de secretariado são nomeações de cunho político e, portanto, não devem obedecer à legislação antinepotismo. Apesar disso, o desembargador que proferiu a decisão afirmou que o posto deve ser preenchido "de modo a atender ao interesse público".

Edição: Nicolau Soares


Relacionadas

  • Vereadora cassada por bolsonaristas em Santa Catarina reassume cargo após decisão da Justiça

  • Em SC, 27% dos trabalhadores da Educação já tiveram pensamentos suicidas, diz estudo

  • Indígenas de Santa Catarina pedem ajuda para famílias afetadas pelo fechamento de barragem

Outras notícias

  • Prefeito de Araucária é suspeito de gastar R$ 9 milhões em contratação de parentes

BdF
  • Quem Somos

  • Parceiros

  • Publicidade

  • Contato

  • Newsletters

  • Política de Privacidade

Redes sociais:


Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Visitantes, por favor deixem um comentário::

© 2024.sitemap